SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Decoração

Móveis antigos são opção para decoração

Criciúma têm muitas lojas de antiguidades e móveis usados. Móveis de antiquário tem seu valor agregado, pela madeira, estilo e riqueza de detalhes.

03/11/2012 10:40:00 - Atualizado em 01/11/2012 17:30:07
Adriano Vizentin /Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)

Rachel Nazário, que trabalha numa dessas lojas, conta que até alguns arquitetos chegam com seus clientes para escolher peças de decoração que tenha toques vintage (com estilo de outra época) nos ambientes. “As madeiras são melhores, algumas são de lei, como a peroba, canela, imbuia”. As madeiras fazem com que a durabilidade seja maior.

Algumas madeiras nobres nem são mais encontradas, pois estão sob risco de extinção. “Acredito que temos peças aqui de mais de 100 anos, algumas têm até um selo de sua época”. 

Rachel comenta que as peças encontradas pela loja de móveis Badulack são de vários estilos. “Muitas das peças a gente busca em outros estados, adquire através de leilões”. Há também compradores de longe que procuram peças. “Um cliente montou uma casa há uns quatro ou cinco anos na Mina do Toco adquirindo muitas peças com a gente, eles ainda são clientes, mas viajam bastante”. 

De acordo com vendedora, muitos móveis remetem ao estilo Luiz XV. “Vale lembrar que os móveis aqui são originais e não são de madeira de demolição. A madeira de demolição são madeiras antigas que são usadas para fazer um móvel novo com aparência de antigo. Aqui temos roupeiros, cômodas, entre outras peças, que são procuradas por conta da qualidade das madeiras e dos móveis”. 

Segundo Rachel, no fim de ano as vendas aumentam, com o recebimento do 13° as pessoas e festas de fim de ano muitas pessoas procuram uma peça diferente para redecorar a casa. O valor das peças é bem variável, de R$ 100 a R$ 3 mil.

Toque antigo

Segundo a arquiteta de Araranguá Letícia T. Pietsch Ferraz, de uns três anos para cá é mais intensa a procura por peças antigas. “O termo “garimpar móveis” veio com tudo, para a alegria dos antiquários e os famosos móveis usados. Atualmente essas peças estão altamente valorizadas. É bom lembrar que, para um ambiente ficar moderno, deve-se manter a base moderna e utilizar uma peça garimpada. A peça pode ser mantida em estado original, desde que esteja em boas condições ou reformada”. 
A arquiteta Letícia fala que uma técnica bem utilizada na reforma são as lacas de brilho, que são pinturas para transformar as peças. Além de uma nova cor, uma outra opção é mudar a forma como o móvel é utilizado, criando um clima divertido na decoração.  

“O legal é enxergar um novo uso para o móvel, por exemplo, um aparador pode se tornar uma bancada de lavabo, uma mesa poderia ser transformada em uma ótima escrivaninha, uma cristaleira em armário para roupas de bebê, e assim por diante”, finaliza.

Os estilos podem ser combinados mas deve-se ter critérios. Às vezes a garimpagem da peça pode ser feita em outra cidade (até em longas distâncias para encontrar a peça que se adeque a decoração), existem possibilidades até da compra pela internet porém a arquiteta faz uma ressalva. “Um dos problemas comuns em comprar um móvel desses, seria a falta de análise da peça. Muitas vezes podem estar contaminadas por cupins e isso seria um problemão. Deve-se cuidar bem dessa questão e no mais, são só vantagens!”

 

 




Entretenimento

Ouça ao vivo Sua melhor companhia
 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC