SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Sensação

Choque em objetos sem fonte de energia é comum no inverno

O frio contribui para choques desse tipo por motivos como as roupas usadas nessa época do ano e as condições climáticas.

06/06/2013 07:20:14 - Atualizado em 05/06/2013 19:38:47
Cyntia Amorim /Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)

É muito provável que a maioria das pessoas já tenha levado “aquele choquezinho” quando encostou em alguém ou algum objeto, como a porta do carro, por exemplo. Mas afinal, o que causa esse efeito já que esses objetos não estão ligados com uma fonte de energia elétrica?

Segundo o professor de física Tédni Goulart, isso ocorre devido a um processo de eletrização. “A explicação para isso é coisa de física mesmo. Não é algo que podemos ver ou prevenir. Há três processos de eletrização, contato, indução e atrito. Quando sentimos esses tipos de choque, o que acontece é a eletrização por contato, que é quando um corpo neutro entra em contato com um corpo eletrizado, e como na natureza os corpos tendem a ser neutros, ao encostar, os corpos dividem os elétrons pra tentar neutralizar essa passagem de um corpo para o outro“, explica.

Para amenizar esses choques e esclarecer mais o assunto, o professor explica que o ideal é mantermos o corpo neutro.  “O fio terra, por exemplo, é um fio ligado diretamente à terra, como é neutra, o excesso de elétrons dos equipamentos ligados na energia, como o computador por exemplo, tendem a ir para a terra para se neutralizar, evitando o choque ao encostar nesses equipamentos. Quando o que está eletrizado não são os aparelhos e sim você, o que ajudaria seria andar descalço na terra, para os elétrons em excesso no seu corpo irem para a terra, deixando você neutro.”, afirma.

No inverno, uma possível causa para esses choques serem mais frequentes é o uso das blusas de lã. Tédni explica que o material tende a liberar elétrons facilmente quando atritado a outro corpo neutro e, por isso, quando ele entra em contado com algo negativo ou neutro, provoca o choque. “A blusa de lã é um dos materiais que está no topo da série triboelétrica, ou seja, é um tipo de material que se eletriza mais facilmente provocando esses choques.”

Os choques, segundo o professor, não têm nenhum perigo que possa causar risco de morte, por ser de baixa intensidade. “É mais um susto do que um choque” ressalta.

 




Geral

Ouça ao vivo Sua melhor compahia
 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC