SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Corpo

Exercícios: benefícios da batata doce no ganho de massa magra

Alimento é rico em carboidrato, vitaminais, minerais e produz energia para os treinos.

17/08/2013 20:31:01 - Atualizado em 17/08/2013 12:49:13
Denise Possebon /Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)

Dietas e alimentos específicos são fundamentais para quem deseja um corpo mais magro ou então mais tonificado. A batata doce, muito falada entre quem faz musculação, é um exemplo de como certas comidas podem contribuir na hora dos exercícios.  De acordo com o treinador Ricardo Bif Weinholf, o alimento é importante para quem malha, pois é rica em carboidrato.

“É um nutriente importante que fornece energia. Deve ser comido antes dos treinos” fala. Uma dieta que contenha batata doce geralmente é indicada para aqueles que desejam ganhar massa muscular e não perder peso. Conforme o treinador, geralmente a dieta com a batata é muito adotada por fisiculturistas, mas é aconselhável também para qualquer um que treine de forma regrada. “Comer batata doce com frequência enjoa, tem que ser determinado e saber o que quer”.

Segundo a nutricionista Renata Rabelo, o alimento é importante também por ser rico em fibras, beta caroteno, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina C e vitamina A. “A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico”. O índice glicêmico (IG) da batata doce é de 77, mais baixo quando comparado a outros carboidratos muito consumidos como batata comum e massas. 

A quantidade de batata doce irá variar de acordo com a necessidade de cada pessoa para manter o funcionamento do organismo. “Cada 100g de batata doce tem em média 116 calorias” fala. A nutricionista fala que o consumo do alimento deve ser feito em pequenas quantidades, 30 minutos antes dos treinos, fornecendo assim, energia e evitando desconfortos gástricos durante os exercícios.

Quem aposta nessa dieta

Deyner Oliveira, 22 anos, está em busca de um corpo mais tonificado e para isso tem apostado na dieta com batata doce. “Como todos os dias na medida do possível. Mas nos fins de semana às vezes não como. Uso mais como pré-treino durante a semana”, explica. Há cinco meses malhando, Deyner tem como objetivo principal a hipertrofia muscular, aumentando assim a massa magra.

Hoje com 75kg, pretende chegar no verão com 80kg e afirma que a dieta tem lhe ajudado muito nesse processo. “Percebi consideravelmente um aumento na força durante os treinos e disposição no dia a dia” conta. A base de sua dieta é proteína, carboidrato, gordura saudável, vitamina e fibras. “Isso inclui também frango, atum, carnes vermelhas, queijos, leite, aveia, frutas, legumes, granola e muita água”. 

 




Saúde

 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC