SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Dicas

Simples cuidados podem evitar acidentes graves no trânsito

Números de ocorrências em outubro diminuem em relação ao mesmo período de 2012.

06/11/2013 09:31:27 - Atualizado em 05/11/2013 16:28:25
Francine Ferreira /Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)

Uma queda de aproximadamente 13,6% foi registrada nos acidentes de trânsito de Criciúma no mês de outubro. “No mesmo mês em 2012 foram 279 ocorrências, enquanto que na mesma época em 2013 foram registrados 241”, informou o sargento do Setor de Trânsito da Polícia Militar, Valmiré de Souza.

De acordo com o guarda municipal Rafael Serafim Bertolino, algumas dicas da Autarquia de Segurança Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) são necessárias para que esse número diminua ainda mais, principalmente na época de fim de ano, quando as pessoas querem viajar e muitas vezes esquecem das condições dos veículos.

Dicas de segurança no trânsito

A verificação e revisão dos itens básicos de segurança do veículo são os passos iniciais para tais precauções. É preciso que antes de dirigir, se verifique o nível de água do radiador; de óleo do motor; do líquido do esguicho do limpador de para-brisas; do fluído de freios e da direção hidráulica. Além disso, a pressão e boas condições dos pneus e os itens de suspensão, peças de freio, direção devem ser revisados em locais idôneos.

Dentro do carro, deve-se cuidar com a posição dos bancos e espelhos retrovisores e averiguar as luzes de sinalização do painel. Os passageiros precisam usar o sinto de segurança em todos os momentos e, se há crianças, é necessário fazer certas adaptações, como menores de um ano utilizar o bebê conforto, de 1 a 4 anos utilizar a cadeirinha no banco de trás, de 4 a 7 anos e meio utilizar o assento de elevação no banco e de 7 anos e meio a 10 anos utilizar o cinto do banco de trás.

Após esses procedimentos, o motorista é responsável por conduzir seu veículo sempre atento ao Código de Trânsito Brasileiro. Assim, é sua obrigação respeitar questões ligadas à velocidade da via, distância de segurança entre os veículos, sinalização sempre que efetuar manobras e o não consumo de álcool combinado com a direção.

*Com informações da Autarquia de Segurança Trânsito e Transportes de Criciúma

 

 




Segurança

Ouça ao vivo No ar - Programa Galeria hoje Cidadão Quem
 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC