SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Quaresma

Fiéis mantém tradição de comer peixe na quaresma

Entre as tradições da Igreja Católica, a troca da carne pelo peixe na quaresma se mantém.

22/04/2011 11:09:53 - Atualizado em 22/04/2011 11:04:18
Renata Rocha /Prof. orientador Cláudio Toldo (SC0640JP)

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos. Segundo o padre Antonio Mendes, o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.

“Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística”, explica o padre.

Ainda segundo o padre, o peixe está presente em muitos textos da Bíblia, mas o importante não é somente o jejum. “Hoje em dia muitos evitam comer, não por questões de fé e sim pela saúde. Para nós, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência”, diz.

A quaresma é o período em que a venda do peixe aumenta significativamente. De acordo com Nilton Marcineiro, do departamento de compras de uma rede de supermercados da região, a venda aumenta de 25 a 30%. “Alguns itens tiveram aumento devido à demanda que foi muito grande, mas a maioria dos itens permanecem o mesmo preço”, ressalta.

Alguns tipos de pescados têm maior procura nesta época. “Considerando que não trabalhamos mais com peixe “in natura”, nossas vendas são voltadas para filés e principalmente bacalhau, que aumenta a venda em até 80%”, comenta Marcineiro.

Além de algumas pessoas manterem a tradição religiosa de comer peixe, o consumo de amendoim e canjica aumentam bastante nessa época.

 




Comentários

sarinha
01/04/2014 10:08:06
Essa leitura me ajudou muito no meu trabalho de escola. Me mostrou o significado do peixe na semana santa e sobre alguns peixes que são saudáveis na nossa alimentação e termos e comprarmos um peixe saudável. GOSTEI MUITO!

Geral

Ouça ao vivo Sua melhor companhia
 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC