SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Psicologia

Falar sozinho é normal?

Mania de falar sozinho pode ser natural até certo ponto, mas agrega problemas quando se vive para isso.

25/09/2011 14:30:30 - Atualizado em 25/09/2011 14:45:35
Lucas Araújo /Prof. orientador Cláudio Toldo (SC0640JP)

Não há dúvidas, falar sozinho tornou-se parte da personalidade de muita gente. Algo que era considerado mal visto há um tempo, hoje é considerado normal por muitos. Quantas vezes, na empolgação que algo vai acontecer, as pessoas pegam-se pensando alto ou dando dicas à si mesmas para relaxar?

Sobre o tema, a psicóloga Lucia Bernardini avalia que falar é uma necessidade do ser humano. “As pessoas precisam se comunicar. É uma necessidade natural do homem o ato de conversar, de agir socialmente”.

Lucia explica que falar sozinho está ligado à necessidade de certas pessoas do diálogo para se tomar decisões ou mesmo para confirmar opiniões, então, quando não há com quem dialogar, as pessoas costumam falar sozinhas ou com seres imaginários. Neste último caso, ainda há o fato de aparentemente se amenizar a solidão.

Segundo a psicóloga, falar sozinho é normal, mas não quando se torna um problema social. “Há momentos para se falar sozinho. Quando a pessoa se isola num canto para conversar consigo mesma ou ainda fica andando na rua e conversando alto pode ser sinal sim de uma patologia”.

Para a psicóloga, o exagero em tudo traz problemas e, no caso do falar sozinho, pode causar (ou ser provocado por) depressão e esquizofrenia. “Não há problema em pensar alto e dizer ‘’puxa, eu vou conseguir!’’ ou coisas do tipo, mas deve-se tomar cuidado com o tempo que se passa falando consigo mesmo”.

Lucia afirma que a maioria das pessoas vê o fato de falar sozinho como algo estranho. “Tudo o que foge das convenções pode ser considerado estranho por muitos”. Falar sozinho não é o problema. A complicação acontece quando se deixa de ser alguém sociável para se guardar ao próprio universo.

 




Comentários

O PENSADOR
01/05/2013 18:54:39
TENHO ESSA MANIA DE CONVERSAR SÓ, MUITAS DAS VEZES QUANDO ESTOU EMPOLGADO OU QUANDO TENHO QUE ME PREPAPAR PRA ENFRENTAR UM ARGUMENTO FUTURO, OU PREOCUPADO.

wellington
08/06/2013 06:08:37
Não vejo nada demais em pedir conselhos a si mesmo ou desabafar alguma ideia ou até mesmo sintomas de raiva, pois compartilhar certos problemas com outras pessoas podem e as vezes são mau interpretados por quem nos ouve. Aliás, volta e meia me pego conversando com meu próprio ego.

Vicky
29/04/2014 22:09:12
Olá, eu acabei de descobrir que sou uma pessoa depressiva, esquizofrênica e tenho patologia isso pq so tenho 14 anos. Eu sou muito tímida sabe em casa com quem eu conheço eu converso bastante mais eu não consigo conversar com as pessoas que não conheço normalmente (ou fazer amizade). As vezes não me sinto a vontade em um grupo com meus amigos, isso pq surge um assunto na minha mente e eu preciso e tenho que me afastar pra conversar comigo mesma sobre ele. As vezes na rua eu vejo que estou sozinha e começo a conversar sozinha mesmo ando e vou falando ai chego em casa e mudo isso pra minha mente. Me ajudem isso não é normal né?

SALOMÃO
21/06/2014 03:01:54
Também tenho essa terrível e gostosa mania de 'pensar alto',Mas faço isso porque hoje em dia não dá pra confiar em todo mundo sempre um espertinho pode usar sua opinião para te denegrir. por isso o falar sozinho torna-se quase essencial. Um boa solução é telefonar para as radios e participar de chats, isso ajuda a diminuir, como agora, uma abraço. PS.Lembrem-se quem fala sozinho é porquer sempre tem algo de importante para falar.

Kayo César
04/09/2014 17:32:59
Certa vez quando falava comigo mesmo enquanto almoçava, me fiz essa pergunta: "porque eu falo só comigo mesmo?" Bom, na minha visão é pelo fato que estudo muito e atento a planejar já que sou estudante de Logística e quero me especializar em planejamento e controle da produção e na gestão da qualidade. Confesso que fico entusiasmado com essas ideias de querer me profissionalizar ao longo do tempo, daí, fico expressando minhas vontades como fosse uma meta que pretendo seguir pra minha carreira. Sempre lembrar aonde quero chegar na carreira profissional.

Geral

Ouça ao vivo Sua melhor companhia
 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC